A Faculdade Méliès é um centro de excelência em artes digitais – animação, efeitos visuais, games e design – que forma os profissionais mais bem preparados para o mercado de trabalho. Agradecimentos ao Professor Jean Rafael Tomceac e aos estudantes Aline A. dos Angelos, Amanda MA Carvalho, Ana B. Tardivo Pires, Camila F. Tristão, Emanuelle A. Condutta, Gabriel NG Teramoto, Gabriela A. de B. Costa, Gabriela Marcola, Heloísa MP Marcos, Lara B. Felini, Lara P. Machado, Luiz AM Martins, Maria GG da CA Bartholomeu, Maryana B. Kakuiti, Vitória RC da Silva e Yasmin A. Miranda.
Entre o século XVI e meados do século XIX, cerca de 10,7 milhões de africanos – mulheres, homens e crianças – foram escravizados e trazidos para as Américas. Desses, cerca de 4,8 milhões vieram para o Brasil. Tal número não inclui os 1,8 milhão que não conseguiram sobreviver ao processo violento de captura na África e aos rigores da travessia atlântica. Esse dramático deslocamento forçado uniu para sempre os distintos países das Américas ao continente africano.
Aqui, tornaram-se protagonistas culturais, influenciando profundamente as formas de viver e de sentir dos nossos povos, transmitindo às sociedades em formação elementos valiosos de suas culturas.
Hoje, apesar da força da herança africana, ainda persiste em nossas sociedades um ambiente discriminatório contra os afrodescendentes, legado de um doloroso passado escravizador. Esse cenário representa um entrave ao progresso coletivo, por se opor aos direitos humanos fundamentais e aos ideais de nações justas e democráticas.
“Muitas Áfricas” é uma plataforma de educação multidisciplinar que reúne fotos, vídeos e textos organizados em capítulos digitais. O conteúdo percorre dezenas de países da África, das Américas do Norte, Sul e Central, além do Caribe, retratando importantes lugares de memória da escravidão e mostrando como vivem povos ligados por histórias comuns, ainda que separados pelo mais trágico episódio da humanidade.
Com textos produzidos por pesquisadores experientes, “Muitas Áfricas” apresenta o mais abrangente material pedagógico já elaborado sobre culturas africanas e afrodiaspóricas — um justo resgate das origens dos povos das Américas.
O objetivo é promover a conscientização sobre o racismo e seus impactos históricos e sociais, desconstruindo estereótipos e valorizando a diversidade étnica que compõe nosso povo.
Continentes
Não há subcategorias disponíveis.
Brasil
Não há subcategorias disponíveis.
Afríca
Não há subcategorias disponíveis.
Américas
Não há subcategorias disponíveis.
Assuntos
Não há subcategorias disponíveis.
Nada encontrado em Capítulos
Nada encontrado em Livros
Nada encontrado em Depoimentos
Inscrição
Principal – en
“Muitas Áfricas” is exclusive content for school communities. If your educational institution – committed to anti-racist education and the appreciation of Afro-diasporic culture – is not yet registered, please contact us!